Joe Biden Desiste da Corrida Presidencial e Apoia Kamala Harris

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou este domingo a sua desistência da corrida às eleições presidenciais de novembro, num movimento que surpreendeu muitos observadores políticos. Biden, de 81 anos, declarou que a decisão foi tomada “no interesse do partido e do país”.
“Acredito que é do interesse do meu partido e do país que me afaste e me concentre apenas em servir como Presidente durante o resto do meu mandato”, afirmou Biden num comunicado de imprensa. O líder norte-americano prometeu fornecer mais detalhes sobre a sua decisão num futuro discurso à nação.
A saída de Biden da corrida presidencial surge após um período de crescente pressão dentro do Partido Democrata. O seu desempenho no primeiro debate televisivo em junho, marcado por hesitações e aparente confusão, levantou dúvidas sobre a sua aptidão para um segundo mandato. Nas últimas semanas, dezenas de legisladores e senadores democratas instaram Biden a passar o testemunho a uma nova geração de líderes.
Simultaneamente com o anúncio da sua desistência, Biden declarou o seu “apoio total e recomendação” à atual vice-presidente, Kamala Harris, como candidata presidencial do Partido Democrata. “A minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E tem sido a melhor decisão que tomei”, afirmou Biden nas redes sociais.
A decisão de Biden ocorre num momento em que as sondagens mostram uma vantagem de cerca de três pontos percentuais para o ex-presidente Donald Trump, o provável candidato republicano. Uma compilação recente de sondagens pela RealClearPolitics atribui a Trump 47,7% das intenções de voto, contra 44,7% para Biden.
Biden, que está atualmente em isolamento na sua casa em Delaware a recuperar da COVID-19, aproveitou a oportunidade para agradecer ao povo americano pelo apoio durante o seu mandato. “Juntos, superámos uma pandemia que ocorre uma vez num século e a pior crise económica desde a Grande Depressão. Protegemos e preservámos a nossa democracia”, declarou.
A saída de Biden da corrida presidencial marca o fim de uma longa carreira política e abre caminho para uma nova fase na política americana. Resta agora saber como Kamala Harris, potencial candidata democrata, se posicionará face ao desafio de enfrentar Donald Trump nas urnas em novembro.

Deixe um comentário

Mundo das notícias